Homem com surto psicótico mobiliza PM e Samu em bairro de Ponta Grossa
Na tarde deste sábado, 26 de outubro, a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência na Rua Almirante Barroso, no bairro Neves, em Ponta Grossa, envolvendo um homem de 46 anos que estaria em surto psicótico, colocando em risco a integridade física dos familiares . De acordo com as informações da Polícia Militar por volta das 14h, uma equipe da RPA Centro foi mobilizada pelo COPOM para atender a situação.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o indivíduo no pátio da residência, agressivo e com uma tesoura encostada ao pescoço. O homem proferia palavras desconexas, incluindo ameaças de tirar a própria vida, caso os policiais tentassem entrar na casa.
Seguindo o protocolo de primeira intervenção em crises, a equipe retirou os familiares para uma segurança local e reforçou o isolamento da área. Com a chegada de apoio tático, iniciou-se uma negociação que durou cerca de uma hora. Após conversas, o homem entregou a tesoura e foi entregue em atendimento pelo SAMU, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital Unimed, acompanhado por um familiar.
Inicialmente, o chamado ao 190 também relatou uma suposta ameaça e danos a um veículo GM Celta, mas não foi constatada nenhuma ameaça direta aos familiares, e o carro sofrido ao próprio indivíduo em crise.
A mãe do homem relatou que ele é usuário de crack e já esteve em tratamento psiquiátrico, que abandonou, estando afastado do trabalho há dois anos. Segundo ela, o surto teve início após ela pedir que ele não estacionasse o carro na garagem da casa. Diante da negativa, o homem cortou os vidros do veículo e pegou a tesoura, ameaçando a própria integridade física.
Após o estágio da crise, a situação foi controlada e o local foi liberado para os familiares, sem necessidade de uso de força por parte da equipe da Polícia Militar.
Imagem/redes sociais