PRF flagra quase 200 mil kg de excesso de carga em Ponta Grossa em um único dia
Na última quarta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) detectou 199,3 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga na BR-376, em Ponta Grossa (PR). A fiscalização foi realizada por uma única equipe especializada em um único turno de serviço.
Um dos casos notórios envolvidos em um bitrem com quatro carretas de grande porte, que totalizou mais de 15 mil quilos de excesso em cada veículo. As carretas foram autuadas e retidas para regularização do peso.
Até o final de outubro, a PRF já registrou mais casos de excesso de peso no Paraná do que em todo o ano de 2023. Durante o mesmo período, foram encontradas 8,8 mil toneladas de excesso de peso em 2024, comparados a 6, 9 mil toneladas no ano anterior. Em 2023, o total alcançou 8,7 mil toneladas ao final do ano.
Os veículos flagrados com excesso de peso enfrentam autuações com valores que aumentam conforme o peso adicional constatado. Além disso, eles ficam retidos até que o peso transportado seja regularizado. O excesso de carga não apenas prejudica as vias, causando danos e riscos, mas também compromete a integridade dos veículos, que não conseguem operar adequadamente o sistema de freios e suspensão, elevando o risco de acidentes, especialmente em trechos de serra.