logo

Alunos do Elite se destacam na Olimpíada de Matemática do Paraná

  • 23425
04/12/2024 14:37:11

Quatro alunos da unidade do Elite Rede de Ensino, em Ponta Grossa, no Paraná, foram premiados na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) 2024, a maior competição de matemática do estado, que contou com a participação de cerca de 25 mil estudantes de mais de 100 municípios.

Lucas Galvan Calçada, do 8º ano, e Henrique Galvan Calçada, do 9º ano, conquistaram medalhas de ouro. Israel Leonardo Los Barbosa, do 7º ano, foi premiado com medalha de bronze, enquanto Letícia Nogaroto Vicari, também do 7º ano, recebeu menção honrosa. Além disso, o Elite de Ponta Grossa também ficou em 3º lugar no nível 2, onde competem alunos de 8º e 9º ano. Esses resultados refletem o compromisso dos alunos e o apoio de suas famílias, além do trabalho dedicado da equipe pedagógica do Elite.

Segundo Vanize Noimann, Professora de Matemática e Diretora  do colégio, a participação em competições como a OPRM é incentivada desde os Anos Iniciais. “Valorizamos o gosto pelo estudo e utilizamos estratégias que motivam e desafiam nossos alunos. Desde o 3º ano, contamos com grupos voltados para o estudo de matemática em nível olímpico. Além disso, promovemos a participação em programas como o POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo), oferecido pela UEPG.”

A preparação para a olimpíada é constante no Elite. Professores engajados trabalham para despertar nos alunos o interesse pela matemática, reforçando a importância da disciplina como base para o desenvolvimento científico e tecnológico. Essa dedicação é evidenciada pelo histórico de conquistas da unidade, que acumula medalhas em competições renomadas, como a OBA, OPMAT, OBMEP e Olimpíadas de Física e Química.

A Olimpíada Paranaense de Matemática, organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), destaca-se pelo alto nível de dificuldade e pela qualidade das questões. Para o Elite, a conquista dos alunos vai além das premiações: é um reconhecimento do esforço conjunto entre estudantes, professores e famílias, além de uma inspiração para toda a comunidade escolar. A primeira fase da OPRM foi realizada em junho, com a etapa final acontecendo em setembro, nos municípios-polo do estado.

Letícia Nogaroto Vicari, do 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de Ponta Grossa, conquistou sua primeira medalha na OPMAT, a Olimpíada Pontagrossense de Matemática, há dois anos. Foi aí que a chave virou:

“Percebi que queria alcançar pódios mais altos. Comecei a me esforçar, incentivada por um novo prêmio. A escola, meus professores e meus pais me ajudaram muito, tenho muita gratidão por todos eles. Na OPRM deste ano, coloquei em ação todas as minhas horas de estudo e fiquei até o último minuto da prova. Quando vi meu nome na lista de resultados, comecei a pular e gritar de alegria. Foi a realização de um grande sonho”, compartilhou.