logo

Léo Batista, ícone do jornalismo brasileiro, morre aos 92 anos

  • 24045
19/01/2025 16:42:37

Faleceu neste domingo, 19, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista, uma das vozes mais marcantes e respeitadas da imprensa brasileira. Conhecido por sua simpatia e profissionalismo, Léo construiu uma carreira sólida que atravessou gerações, consolidando-se como referência no jornal esportivo e em diversas outras coberturas. 

Ele foi internado no Hospital Rios D'Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde teve seu óbito em decorrência de complicações causadas por um tumor no pâncreas.

Léo foi hospitalizado no dia 6 de janeiro após apresentar um quadro de desidratação e dor abdominal. Durante a internação, exames detectaram o tumor, que são cuidados intensivos e internação na UTI nos últimos dias. Apesar dos esforços médicos, o jornalista não resistiu.

Com uma trajetória profissional que ultrapassa sete décadas, Léo Batista dedicou 77 anos ao jornalismo, sendo 54 deles na TV Globo, onde se tornou uma figura emblemática. Ele marcou presença na bancada do Jornal Nacional e também em destaque de grandes eventos esportivos, marcou presença também no Carnaval carioca, por mais de 40 anos na rádio e na televisão.

Carinhosamente chamado de "Seu Léo", o jornalista foi inspiração para gerações de profissionais, seja por meio de sua convivência direta com colegas de redação, seja pela influência de sua voz e estilo inconfundíveis, que marcaram a história do telejornalismo brasileiro.

O legado de Léo Batista transcende o microfone e as câmeras, simbolizando dedicação, ética e paixão pelo ofício. Ele deixa uma contribuição inestimável para o jornalismo e para a memória cultural do Brasil.