logo

UEPG lamenta o falecimentos de servidor, professor aposentado e aluno egresso

  • 24406
10/02/2025 22:41:04

 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento do servidor Luiz Fernando Neres Fagundes, do professor aposentado Marcos Machado Pereira e do egresso de pós-graduação, Rodrigo Mazer Etto. A instituição se solidariza com seus familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de luto. Colegas de UEPG se despedem e recordam com carinho dos servidores.

“Uma dedicação exemplar para a UEPG”. Esta é uma das várias qualidades de Luiz Fernando, de 59 anos, que faleceu nesta segunda-feira (10). Servidor da UEPG desde 2009, Luiz iniciou sua trajetória como auxiliar operacional na Prefeitura do Campus. Quando um servidor do Departamento de Engenharia de Alimentos buscava um substituto de confiança antes de se aposentar, Luiz então passou a trabalhar na Panificadora Experimental.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, trabalhou em conjunto com Luiz na Panificadora, e destaca a amizade desenvolvida, sobretudo pela personalidade amável que possuía. “Nos solidarizamos com a família por esta perda, que também sentimos na UEPG, pois o Luiz sempre foi um servidor exemplar e muito dedicado à  Universidade”, lamenta. O velório de Luiz Neres acontece na Capela de Luto Sant’Anna e o enterro será no Cemitério Jardim Paraíso, amanhã (11), às 9h.

Marcos Pereira foi professor do Departamento de Contabilidade (Decon), do curso de Ciências Contábeis da UEPG, onde lecionou por trinta anos, entre 1979 e 2009. Muitos de seus alunos regressaram à  instituição como colegas professores e recordam com carinho sua memória. “Como professor, ele sempre foi brincalhão e calmo, mas também era exigente e apostava no melhor de seus alunos”, comenta o ex-aluno e colega de trabalho de Marcos, Paulo Lemos, professor do curso de Administração da UEPG.

Fora da Universidade, a vida pessoal do professor foi dedicada à ajudar a comunidade, tendo sido diretor da Casa das Vovózinhas Balbina Branco. Marcos Pereira faleceu em 08 de fevereiro, último sábado, e foi sepultado no Cemitério Municipal São José na manhã de ontem (09).

A comunidade universitária da UEPG foi surpreendida pelo falecimento de Rodrigo Mazer Etto, egresso do curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, ocorrido em 06 de fevereiro. Seu irmão, Rafael, é docente no Departamento de Química da instituição. Natural de São Paulo, Rodrigo se graduou em Letras e ingressou na Universidade em 2016 para realizar sua pesquisa, conquistando o título de Mestre em 2018.

“O Rodrigo foi meu primeiro orientando. Fizemos várias publicações juntos, ele era extremamente dedicado, além de ser uma pessoa iluminada”, exalta sua orientadora de Mestrado, professora Valeska Gracioso. O Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) publicou nota de pesar em homenagem à Rodrigo em sua página. Confira:

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PPGEL lamenta a morte do egresso Rodrigo Mazer Etto ocorrida no dia 06/02, em Lucélia/SP, aos 48 anos. Rodrigo é irmão do Professor Rafael Mazer Etto, lotado no Departamento de Química. Graduado em Letras – Português e Inglês pelo Centro Universitário de Adamantina, com especialização em Língua Portuguesa e Literaturas pela SECAL, Rodrigo defendeu a dissertação “A influência dos fatores sociais na linguagem de adolescentes em regime de privação de liberdade” em 2018, sob orientação da Profa. Dra. Valeska Gracioso Carlos.

Extremamente engajado, publicou diversos trabalhos acadêmicos em co-autoria com sua orientadora e individualmente.
O PPGEL lamenta o falecimento do Rodrigo e solidariza-se com seus familiares.

 

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Arquivo pessoal