logo

Prefeitura intensifica combate à dengue com ações em Uvaranas

  • 25324
09/04/2025 23:45:00

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza nesta quinta-feira (10) uma grande ação de combate à dengue no Município. As atividades da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que contarão com o apoio de instituições de ensino e do Exército Brasileiro, vão se concentrar no bairro de Uvaranas – um dos mais populosos e com maior índice de risco da doença no monitoramento periódico realizado na cidade.

O mutirão da Prefeitura, que vai das 10h às 16h, terá três frentes diferentes para atender à população do bairro: uma delas será a distribuição de material educativo para passageiros do transporte coletivo, no Terminal Uvaranas, juntamente com diversos serviços de saúde, entre eles o Ônibus da Vacina, que serão oferecidos no estacionamento do CAPS-AD – ao lado do terminal.

Em paralelo, agentes de endemias, equipes de limpeza e conservação, além de militares do Exército, farão visitas às residências da região para dar orientações aos moradores e atuar no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. “Mesmo com a queda de temperatura registrada nos últimos dias, é fundamental que a população mantenha o cuidado com os focos do mosquito na sua residência. É muito importante esse contato direto dos nossos agentes com a população para tirar dúvidas e auxiliar no combate diário à doença”, ressalta Sollon Martin Alves, médico da Vigilância Epidemiológica da FMS.

Além do trabalho em campo, a Prefeitura investe em uma ampla campanha de conscientização, em ações coordenadas com os alunos da Rede Municipal de Ensino, assim como na aplicação de inseticidas específicos em locais com circulação de pacientes mais suscetíveis à ação do mosquito.

Apoio da população
Profissionais de diversas áreas reforçam a importância do cuidado que a população precisa ter com suas residências, especialmente em quintais e locais onde o Aedes aegypti pode se proliferar com mais facilidade. Outro reforço é em relação às denúncias de focos do mosquito, que podem ser feitas pela Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde (pelo telefone 0800 643 9595) ou via Protocolo 156.