Prefeitura de Ponta Grossa libera baixa automática de tributos pagos via Pix
A Prefeitura de Ponta Grossa dá mais um passo na modernização dos serviços públicos, garantindo comodidade para a população. Agora, quem pagar tributos municipais com Pix terá a baixa do débito feita na hora, automaticamente; a novidade possibilita ainda mais agilidade e praticidade para os contribuintes.
O novo dispositivo de pagamento é aprimorado de forma constante, desde junho de 2022, quando impostos como IPTU, ITBI e ISS passaram a aceitar o pagamento via Pix no Município de Ponta Grossa. Com o novo sistema, implantado nesta semana pela Secretaria Municipal da Fazenda, a compensação que antes levava até um dia útil agora é feita imediatamente.
Isso significa que, assim que o pagamento é feito, ele já aparece no sistema da Prefeitura – liberando documentos como a Certidão Negativa de Débitos (CND), por exemplo, em poucos minutos. “Antes, quem precisava da certidão para participar de licitações ou liberar documentos tinha que esperar até o dia seguinte. Agora, a emissão é liberada logo após o pagamento via Pix”, explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a inovação é uma das prioridades da gestão. “Além do Pix, a Prefeitura também investe em soluções digitais, como o programa Governo Digital, que oferece mais de 400 serviços online. Por meio do login com a conta gov.br, o contribuinte pode emitir guias, consultar pendências e acessar documentos diretamente do celular, sem sair de casa”, ressalta.
Crescimento rápido
Em menos de três anos, a adesão ao Pix cresceu rapidamente na cidade: hoje, mais de 65% dos pagamentos de tributos municipais já são feitos por esse meio. A mudança, já aprovada pela população, trouxe benefícios tanto para os cidadãos quanto para a gestão pública, com processos mais rápidos e eficientes.