Após perseguição, GCM-GAT prende suspeito com carro furtado em Ponta Grossa
Na madrugada do último dia 3 de novembro de 2024, por volta das 00h50, um motorista sem habilitação foi preso após uma perseguição e um acidente envolvendo um veículo furtado em Ponta Grossa.
Durante o patrulhamento na Avenida Vicente Machado, a equipe do grupo de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (GAT-JULIET) avistou um Chevrolet Celta prata (placa BAR-0331) transitando de maneiras suspeitas pelo Terminal Central. O motorista entrou em contramão na Rua Benjamin Constant, momento em que a equipe acionou sinais sonoros e luminosos para dar início à abordagem.
O motorista, no entanto, acelerou bruscamente na direção ao estacionamento do restaurante popular, onde havia grande fluxo de pessoas, colocando a vida de várias pessoas em risco. Durante a perseguição, o Celta quase colidiu com outros veículos.
Após consultar a placa do carro, a equipe constatou que o veículo estava com alerta de furto. A perseguição se encerrou na Rua Teixeira Mendes, em Uvaranas após chegar na rua sem saída, onde o motorista até tentou fazer uma manobra para voltar. Ao desembarcar para abordar o motorista, a equipe foi surpreendida quando ele acelerou o veículo em direção à viatura, colidindo frontalmente.
Diante do perigo iminente, a equipe disparou cinco tiros contra o veículo. Após os disparos, o motorista parou, mas não acionou os comandos dos agentes, sendo necessário imobilizá-lo e usar algemas para evitar sua fuga. Nenhum dos disparos atingiu o motorista, que estava sozinho no carro.
Durante a revista, foram encontrados 2,4 gramas de substância semelhante ao crack na boca do suspeito, identificado como FNC, que não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele confessou ter furtado o veículo e outros objetos da casa de seu pai, incluindo um celular Motorola que estava dentro do carro.
A equipe de trânsito do Patrulhamento Viário foi acionada para elaborar o boletim de ocorrência devido aos danos na viatura, e o teste do etilômetro realizado no suspeito deu negativo para o consumo de álcool. O veículo foi recolhido com o apoio do guincho da Polícia Militar e conduzido à delegacia da 13ª SDP .
A FNC recebeu voz de prisão, foi informada de seus direitos constitucionais e enviada à delegacia para os devidos procedimentos cabíveis.