logo

Projeto do Ônibus da Vacina será apresentado em Brasília

  • 23096
12/11/2024 22:49:29

O Ônibus da Vacina, programa da Prefeitura de Ponta Grossa que leva a imunização para mais perto das pessoas, está entre as iniciativas que serão apresentadas na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e contempla projetos nacionais inovadores na área de imunização.

O serviço de Ponta Grossa está entre as 25 experiências inovadoras do Paraná que estarão na capital federal. O Ônibus da Vacina foi selecionado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

"Esse é um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado pela nossa cidade na área de vacinação. Ampliar a cobertura vacinal é uma meta de todo o país, e Ponta Grossa tem uma ferramenta diferenciada, que é o Ônibus da Vacina, aproximando a prevenção das pessoas e facilitando o acesso à saúde", destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Em pouco mais de dois anos desde a criação, o Ônibus da Vacina aplicou mais de 120 mil doses e se popularizou entre os ponta-grossenses por conta da facilidade de acesso, agilidade e qualidade de atendimento. "Com o Ônibus da Vacina, diminuímos as barreiras de vacinação em Ponta Grossa", enfatiza a enfermeira Stela Godoy, coordenadora do Departamento Municipal de Imunização e que estará em Brasília apresentando o projeto de Ponta Grossa.

"Projetos como o Ônibus da Vacina descentralizam as ações de imunização para a população. É uma atividade itinerante e as pessoas se acostumaram a acompanhar sua agenda diária. O Ônibus vai a CMEIs, Escolas, indústrias, comércios, além de feiras e congressos. Ele está onde as pessoas estão e se tornou um facilitador para atingir a cobertura vacinal", comenta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf.

Entre os benefícios do programa de Ponta Grossa estão o horário diferenciado, especialmente em finais de semana e feriados, a divulgação ampla da agenda, a disponibilização de todos os imunobiológicos, a conferência de carteirinha das crianças e disponibilização do selo “Vacina em Dia” para matrícula e rematrícula escolar, atendimento à comunidade ao redor do local, informações sobre as rotinas de vacinação e a chegada a locais de difícil acesso, como zona rural e comunidades isoladas do município.