Paraguai estuda replicar modelo do Paraná para atração de investimentos privados
O vice-governador Darci Piana recebeu na quinta-feira (27) a visita de uma comitiva do Paraguai liderada pelo ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez de Zuñiga. A pedido dos representantes do país vizinho, ele apresentou detalhes sobre projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado voltados à atração de investimentos privados que podem ser replicados pelo governo paraguaio.
Entre as iniciativas discutidas, o foco principal foi nas políticas coordenadas pela Invest Paraná que oferecem incentivos para a iniciativa privada visando a instalação de novos empreendimentos no Estado. Piana destacou que, desde 2019, o Paraná recebeu já recebeu cerca de R$ 300 bilhões de investimentos privados graças a uma estratégia que combina incentivos fiscais com melhorias de infraestrutura, o que torna a produção local mais competitiva.
O vice-governador também lembrou que sete das dez maiores cooperativas da América Latina estão presentes no Paraná, e que elas são parceiras estratégicas do Governo do Estado na meta de fortalecer a agroindústria, o que gera mais valor agregado a toda a cadeia produtiva.
“O Paraguai é um grande parceiro comercial do Paraná, sendo um dos mais importantes importadores e exportadores, e hoje tivemos a oportunidade de mostrar aos ministros e embaixadores um pouco do que temos feito de bom aqui no Estado para estreitarmos ainda mais os laços de governo”, afirmou Piana.
“Acredito que compartilhar o conhecimento sobre o que temos feito, como o trabalho coordenado pela Invest Paraná junto ao meio empresarial, pode trazer benefício para os dois lados e gerar novas oportunidades de negócios”, acrescentou o vice-governador.
AGENDA CONJUNTA – Ao final do encontro, o ministro da Indústria e Comércio demonstrou otimismo com a continuidade das parcerias, o que deve acontecer a partir de uma nova visita da comitiva à sede da Invest Paraná. “Foi uma reunião magnífica. O vice-governador tem muita experiência em políticas públicas e entende a realidade do Paraguai”, disse Zuñiga.
Além do fortalecimento das políticas voltadas às parcerias público-privadas, também foram discutidos temas como a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, investimentos em infraestrutura energética e a expertise da Sanepar na execução de obras voltadas à universalização do saneamento básico, temas em que, segundo o ministro, o Paraguai busca avançar.
“Queremos continuar nesta agenda de integração, aprendendo com o que o Paraná tem feito para promover o crescimento econômico e ampliação da infraestrutura, assim como oferecer aquilo que o Paraguai tem de bom”, concluiu o ministro paraguaio.
PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, María Amarilla; e o embaixador do Paraguai em Brasília, Juan Ángel Delgagillo.