Estado oficializa Comandos Regionais dos Bombeiros em Maringá e Ponta Grossa
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (31) o decreto estadual ( 9.370/2025 ) que oficializa a criação dos 4º e 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que serão instalados em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente. O dispositivo complementa a lei 22.316/2025, sancionada pelo governador na última semana, e que ampliou em 105 as vagas de oficiais e praças da corporação visando a estruturação dos dois novos comandos.
Desde a criação do CBMPR e da sua desvinculação da Polícia Militar do Paraná, o Governo do Estado planejava ampliar o quantitativo de comandos regionais para o desempenho das atribuições essenciais da Corporação. Com as mudanças, os Bombeiros passam a ter cinco Comandos Regionais, que além dos dois novos também contemplam os comandos de Curitiba (1º), Londrina (2º) e Cascavel (3º).
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a criação das novas unidades permitirá uma distribuição melhor dos serviços, especialmente aqueles ligados às demandas administrativas da Corporação. “Com o 4º e 5º Comandos Regionais, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná ficará articulado de uma forma mais eficiente nas questões operacionais, administrativas e financeiras da Corporação”, afirmou.
O 4º Comando Regional de Maringá será responsável pela supervisão do 5º Batalhão, sediado em Maringá, além das 2ª, 4ª e 5ª Companhias Independentes de Umuarama, Cianorte e Paranavaí, respectivamente. Já no caso do 5º Comando Regional de Ponta Grossa, estarão subordinados o 2º e o 12º Batalhões, com sede em Ponta Grossa e Guarapuava, e a 6ª Companhia Independente de Irati.
A vinculação das unidades aos comandos regionais de Maringá e Ponta Grossa também resultou na redução de unidades vinculadas aos três já existentes. Todos eles respondem diretamente ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, sediado em Curitiba.
PRÓXIMOS PASSOS – Com o decreto de criação em vigor, os próximos passos para que os dois novos comandos regionais entrem em operação efetiva deverá ser a promoção de oficiais e praças e a designação deles para ocuparem as vagas recém criadas via lei estadual.
Paralelamente, a Corporação também já iniciou o processo de instalação das estruturas físicas, que em um primeiro momento deverão funcionar nos espaços onde já ficam os batalhões de Ponta Grossa e Maringá. Na sequência, novas sedes próprias deverão ser construídas. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano eles estejam em pleno funcionamento com equipes próprias trabalhando nos dois municípios.
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a criação dos novos comandos regionais do Corpo de Bombeiros representa um avanço na gestão da segurança pública. “O fortalecimento da estrutura do Corpo de Bombeiros reflete o compromisso do Governo do Estado com a segurança da população paranaense. A criação dos novos comandos regionais vai otimizar o atendimento, descentralizar a gestão e valorizar o trabalho dos bombeiros militares”, afirmou.